Alavancando negócios através do Networking 

escrito pelo palestrante, treinador, consultor e Coach Helcio Penser.  

Desenvolvi este tema para uma palestra onde procuro demonstrar como o networking sempre será a mola propulsora para o sucesso na vida pessoal e profissional, e como os dias nos quais dependíamos de grandes corporações acabaram. O momento atual é de empreender. Para isso temos de criar uma rede de contatos e através dela, desenvolver bons relacionamentos. Será necessário correr mais riscos do que de costume para conquistar o que queremos, e nessa busca precisaremos de ajuda.

Nossa essência de ser humano sempre foi empreender. Quando estávamos em cavernas, éramos todos trabalhadores por conta própria encontrando comida, alimentando a nós mesmos. Foi aí que a história humana começou. Quando a civilização chegou nós nos tornamos “trabalhadores” e muitos esqueceram que somos empreendedores e a maioria aceitou isso. 

Na vida temos de nos propor a muitas mudanças que se fazem necessárias mediante a vontade de sempre buscar mais conhecimento, desenvolvendo e utilizando nossas habilidades através de atitude forte e desta forma esclarecendo dúvidas que sempre surgem. Mas mesmo desenvolvendo um bom networking todos encontram muitas dificuldades em crescer e somente através do aumento dessa rede de relacionamentos conseguiremos superá-los.

Diante destas dificuldades, decidi então documentar os obstáculos, o que era obscuro e de uma certa perspectiva intransponíveis para mim. No livro “Como se vender no mercado atual”, em fase de lançamento, falo sobre pontos chave que vivenciei e aprendi através de treinamentos, workshops, feiras, seminários e em minha carreira profissional na área comercial de grandes empresas ao longo de 35 anos. Meu objetivo é dividir experiência e tentar através das minhas percepções ensinar a vencer etapas e demostrar como o networking é importante. Em um mundo competitivo, as boas oportunidades se tornarão mais raras e voláteis pós pandemia, assim é importante conhecer e dominar os passos para desenvolver a rede de relacionamentos.

No momento estamos passando por algo inesperado e impensável até então. Todos trilham por caminhos incertos e difíceis, mas quem investiu ao longo do tempo em desenvolver e expandir seu networking possui maior clareza de quais passos tem de ser dados e a direção mais viável a seguir para atingir seus objetivos.

Trocar experiências, aprender novos idiomas, mudar de emprego, de área de atuação e até de país, são dúvidas discutidas e vivenciadas cada vez mais por muitos jovens. Quem está chegando no mercado de trabalho, no meu ponto de vista, tem de focar em desenvolver o networking desde a faculdade. 

Segundo Tom Reaoch conhecido como – O Rei do Networking, “estatisticamente, a maioria das pessoas no Brasil conhece de 100 a 150 pessoas, considerando seus grupos de amigos, colegas e parentes. É pouco num país de mais de 200 milhões de pessoas. Nos Estados Unidos, o mesmo número está perto de 650. Nós somente podemos aumentar nosso grupo de relacionamento através de pessoas desconhecidas, tornando-as conhecidas “.

Então, Bora lá, vamos aumentar nosso networking pois em um mundo com mais de 7 Bilhões de pessoas, ainda tem muita gente para conhecermos, vocês não acham? Afinal sofre só quem quer.

Material criado e fornecido pelo Helcio Penser para o Diário do Palestrante da Base SA. 


Diário do Palestrante foi criado para compartilhar com nossos leitores ideias, convicções, artigos e referencias que recebemos de palestrantes cadastrados na Base SA.

Quer ver seu material publicado no Diário do Palestrante? Venha fazer parte da Base!

Você também pode gostar dos seguintes conteúdos:

 

Compartilhe nas redes sociais!