Líder de Ouro ou Líder da década

escrito pelo especialista em vendas Claudinei Ferreira de Paula

A questão da procura do verdadeiro líder está cada vez mais em alta, pois normalmente o que encontramos são profissionais que entendem que para serem líderes basta saber mandar. E isso já é passado, ou ainda, nunca deveria ter existido. Aquela pessoa que quer ter seu sucesso através dessa palavra, tem que primeiro ser único, ou seja, a mesma pessoa nos seus espaços pessoal, espiritual e profissional (o que chamo de Triângulo de Ouro).

Com isso já temos um perfil sendo traçado para o líder ideal para essa nova década, iniciada agora em 2020, que é aquela pessoa com posição única, apresentando seus exemplos como líder no espaço que estiver.

Aquele profissional, que além dos exemplos, saber que se faz necessário estar presente na sua equipe, no seu time, colocando a “mão na massa” literalmente, pegando nas mãos de seus liderados, se necessário for, e com muito equilíbrio “ensinar” qual ou quais os melhores caminhos.

Quero afirmar que a participação do líder nas decisões (teóricas e práticas) tem que ser constante. Saber lidar com as diferenças de cada liderado, principalmente entendendo o porquê, faz toda diferença. Mas como fazer?

Eu falo para você que deverá se tornar cada vez mais um profundo conhecedor do SER HUMANO. Nesse novo momento precisa estar claro que esse líder tem que estar muito atento para entender seu liderado no espaço pessoal e, mais ainda, fazer com que seu liderado se torne um profissional  ¨amigo¨, e não ao contrário, pois saber respeitar as posições de liderança (ambos os lados) se faz necessário e é muito mais produtivo para qualquer empresa.

Os perfis que tratam como líder hoje são muitos e para podermos ter a familiaridade de alguns que serviram de base para meus estudos sobre posicionamentos, gostaria de contribuir com uma breve síntese de cada perfil e também o perfil do LÍDER da nova década.

 

LÍDER AUTORITÁRIO

  • muito interessante esse perfil, pois a palavra autoritário nos remete a algo forte demais para gestão de pessoas ou até de processos. Mas não é isso que acontece em determinadas áreas que se faz necessária termos esse líder em ação. Primeiro entender que o Líder Autoritário entende-se que a principal característica dele  é o controle centralizado em um indivíduo. Para exemplificar, o Líder Autoritário é bem visto em situações onde há muita pressão, como conflitos militares (uma guerra), onde, se o líder fosse consultar seus soldados ¨por qual caminho deveriam ir¨ ou ¨se atirar agora ou depois é melhor¨. Enfim, nesse exemplo, o líder está com a equipe lidando com situação de decisão “do já” e isso requer toda concentração para determinar o que fazer, deixando para seus soldados colocar suas energias no confronto direto e não como ir para o confronto.

LÍDER LIBERAL

  • nesse caso os liderados podem tomar as decisões necessárias escolhendo seus métodos de trabalho sem intervenção do líder. Porém vale dizer que para esse perfil temos que ter uma equipe ou um time de alta performance, qualificados e com grande pro atividade. Se por um lado podemos ter maior autonomia dos liderados para as decisões, capacidade de criação, desenvolvimento  do espírito colaborativo, onde existem prazos para entregar o que eles mesmos formataram como sendo o melhor a ser realizado, isso tudo é muito bom. Porém eles correm sérios riscos por ter essa liderança, pois o líder não está próximo para efetivamente participar de momentos que precisam ter a voz ativa (normalmente o líder não é tão participativo nas decisões e elaborações dos projetos) e a equipe pode sofrer com a organização dessas decisões, ou seja, cada um falando ou defendendo uma linha de ideia, em que muitas vezes não tendo uma liderança “real”, pode atrapalhar o êxito nos resultados.

LÍDER ESPECIALISTA

  • temos nesse exemplo alguém técnico, conhece muito bem sobre os produtos, serviços e projetos a serem desenvolvidos. Tecnicamente falando é aquele líder que sabe tudo ou quase tudo sobre a operação. Para propor e solucionar resultados no que diz respeito a situações práticas comerciais, por exemplo ,é sempre muito bom o resultado. Mas quando precisamos de competências comportamentais que se faz necessário para conduzir uma equipe ou um time, ele busca outros líderes que desenvolvem bem todas essas competências. Porém precisamos entender que não estou afirmando que um líder especialista é melhor do que outro líder para os resultados finais, pois dependerá e muito de cada profissional, já que se eu for um líder expert nos quesitos técnicos, cabe a mim desenvolver o relacionamento humano e aí sim me tornar um líder mais completo. Vale dizer que ao contrário também faz bastante sentido.

LÍDER POR EXEMPLOS

  • começo esse perfil com uma frase muito interessante: “…quando a liderança é pelo exemplo, há um exemplo de líder”. Mas certo mesmo é que um ótimo exemplo de líder é aquele que todos querem seguir, que transmite positividade, segurança, equilíbrio, calma frente as decisões que deverão ser tomadas pela equipe. Aquele líder que tem a sabedoria maior ¨no ouvir¨ mais do que ¨no falar¨ faz a toda diferença frente aos seus liderados. Sem dúvidas que para esse profissional chegar a esse perfil de líder dependerá muito dele mesmo, em como se tornar um ser humano melhor,  para depois se tornar um líder por exemplos.

LÍDER VISIONÁRIO

  • para esse perfil vale dizer que esse líder é aquele que enxerga além da montanha, ou seja, traz consigo um passado de experiências. Com isso entende muito bem as turbulências do presente e está sempre de olho no futuro, isso somado a novas habilidades técnicas e comportamentais. Consegue o desenvolvimento das pessoas que são lideradas por ele, em todos os pontos que se fizer necessário. Ele é um líder que está sempre de olho no mercado, em tendências, perspectivas, é um líder que participa das ideias, decisões das equipes com carisma, criatividade, flexibilidade, otimismo e com uma comunicação verdadeira e transparente para seus liderados. Sabe motivar sua equipe mostrando que de nada adianta ser motivado, se não entende o sentido de outra palavra que faz toda diferença ¨disciplina¨. Esse perfil talvez seja o ideal frente o que as pessoas buscam para seus espaços e para se tornarem mais produtivos. Mas ele existe? Creio que sim, embora escasso, mas possível de encontrar. O fato é, seja empresário ou empreendedor, você está se preparando tão quanto este novo líder que está surgindo? Ou continua imaginando que os seus novos resultados virão mesmo sem mudança nenhuma na sua conduta técnica e comportamental?

 

Material criado e fornecido pelo Claudinei Ferreira de Paula para o Diário do Palestrante da Base SA. 

 


Diário do Palestrante foi criado para compartilhar com nossos leitores ideias, convicções, artigos e referencias que recebemos de palestrantes cadastrados na Base SA.

 

Quer ver seu material publicado no Diário do Palestrante? Venha fazer parte da Base!

Você também pode gostar dos seguintes conteúdos:

 

Compartilhe nas redes sociais!