Diário do palestrante foi criado para compartilhar com nossos leitores ideias, convicções, artigos e referencias que recebemos de palestrantes cadastrados na Base SA.

Você é um palestrante ou contratante? Venha fazer parte do marketplace!


Empreender não faz de você um Líder

Consultor e Palestrante Milton Camargo

O fato de você empreender, ter seu próprio negócio e possuir funcionários não te transforma automaticamente num líder.

Vivemos um “apagão de líderes” em praticamente todas as dimensões. No mundo empresarial, político, religioso, familiar…

A escassez de líderes competentes é uma das maiores causas de muito dos problemas que afligem a sociedade.

Conheço muito empreendedores, brilhantes do ponto de vista comercial e do negócio. São visionários, enxergam oportunidades onde a maioria das pessoas veem dificuldades. Contudo, não são líderes de fato, muito menos líderes inspiradores.

Ainda estão presos ao passado, acreditam que “Líder é Quem Ocupa Cargo”. E liderança não é cargo, nem posição social. Nem é exercida apenas “de cima para baixo”.

Esse mundo atual, na Nova Era do Management, onde tudo se transforma numa velocidade jamais vista antes, exige um outro tipo de líder.

Um “Líder Inspirador” é aquele que constrói o futuro com sua equipe, em vez de simplesmente comandá-la.

Tenho certeza que as empresas vencedoras serão aquelas que souberem montar verdadeiras “Fábrica de Líderes”. A longo e médio prazo a sobrevivência das empresas será diretamente proporcional à sua capacidade de desenvolver líderes de qualidade.

Mas você pode estar se perguntando: Quais são, então, as competências desse Líder Inspirador que tanto precisamos desenvolver? Como se transformar em um Líder mais adequado aos novos tempos?

Esse novo tipo de líder se destaca por construir um Propósito com sua equipe, e não apenas oferece emprego, tarefa ou meta. O Líder Inspirador fornece às pessoas aquilo que mais desejam, um significado para sua vida, uma bandeira, uma razão de existência. Faz com que seus liderados estejam dispostos a dar o melhor de si e até a fazer certos sacrifícios, desde que se identifiquem com um Propósito.

Esse líder se destaca também por desenvolver outros líderes. Ele investe tempo e energia para lapidar sua equipe. Faz aparecer o melhor de cada um. É aquele líder que tem em torno de si pessoas capazes de exercer a liderança sempre que necessário. Cria mecanismos, atitudes e posturas que estimulam o desenvolvimento do líder que existe dentro de cada um. Forma, assim, outros líderes, talvez o maior legado para o futuro da empresa e de sua família.

O Líder Inspirador atua onde faz diferença, cria pontes e conexões. E não se restringe a liderar apenas seu time de subordinados. Exerce a liderança também “fora” da empresa, junto a clientes, parceiros, comunidades… Atua como um integrador de pessoas e equipes, dentro e fora da empresa.

Sabe compatibilizar os resultados de curto, médio e longo prazo. Garante o presente enquanto constrói o futuro. É obstinado pela excelência e geralmente faz mais do que o combinado, muitas vezes extraindo resultados incomuns de pessoas comuns.

E por último, mas não menos importante: Tem legitimidade. Não apenas dá o Exemplo, mas sim é o Exemplo. Tem suas atitudes em torno de valores explicitados, disseminados e praticados. Valoriza a integridade, confiança, respeito, transparência, aprendizado contínuo, inovação, paixão, humildade. Prima pela coerência entre o que diz e o que faz. Lidera a si mesmo.

Mas e você? Reflita quais suas características como líder e comece agora mesmo a aprimorá-las.

Sucesso e até a próxima.

Material criado e fornecido pelo Consultor e Palestrante Milton Camargo

Diario-do-Palestrante

 

 


Quer ver seu material publicado em nosso blog? Venha fazer parte da Base!

Você também pode gostar dos seguintes conteúdos:

 

Compartilhe nas redes sociais!