E agora, o que fazer para ocupar o tempo em casa?

escrito pelo  Palestrante, Personal Trainer e Consultor de Wellness (bem-estar) Wilson Carlos Costa dos Santos

Nas minhas palestras de título “Cuidar da sua saúde é o que interessa!”, sempre dedicamos um momento para falar de gerenciamento do tempo, pois observamos que essa é a alegação mais usada pelas pessoas para justificar os porquês de não conseguirem implementar nas suas agendas diárias os hábitos de vida saudáveis, não é assim? E agora, teremos tempo? Como ocupá-lo? Eu vou te auxiliar com informações importantes, posso?

Infelizmente nos depararmos com a PANDEMIA DE CORONA VÍRUS, situação que muito nos preocupa e que entre tantas orientações dos especialistas em saúde nos coloca em situação de isolamentos em nossos lares como medida preventiva para que o mal não se espalhe e o número de pessoas infectadas não aumente.

Ocorre que, o cumprimento das rotinas de trabalho, estudos e as atividades sociais, ao longo do tempo nos afastou de nossas casas e, a necessidade de ficarmos nelas nos deixa com uma certa impressão de “vazio”, é como se tivéssemos num confinamento iguais a esses exibidos em programas na televisão.

Mas calma aí, podemos sim adotar algumas atividades de ocupação do tempo, pois acreditamos que mesmo àqueles que trabalham em home oficce ou estudam a distância, ele sobrará. Neste sentido daremos dicas valiosas que podem te auxiliar a preenchê-lo e a manter em boas condições a sua saúde física, mental, psicológica e social, vamos lá:

– Procure ingerir alimentos saudáveis que aumentem a sua capacidade de imunização, para isso consulte um Profissional de Nutrição. Lembrando que a alimentação de forma correta, além de vários benefícios, também é a melhor estratégia para quem necessita manter o peso corporal ou perdê-lo em forma de gordura;

– Resumindo a definição da Escola Americana de Medicina Esportiva (ACSM), atividade física é qualquer movimento realizado por um indivíduo que demanda um consumo de calorias. Portanto, neste momento de longa permanência em casa, evite ficar sentado ou deitado, MOVIMENTE-SE, realize e/ou auxilie nas tarefas domésticas e faça exercícios físicos nos espaços possíveis e adequados dentro da sua residência, isso também auxilia no emagrecimento e no aumento dos hormônios serotonina, endorfina e ocitocina, aqueles que causam sensação de bem-estar;

– Não fique criando expectativas negativas, você já ouviu falar nos desníveis do Cortisol né? acesse https://www.tuasaude.com/cortisol/ , leia um bom livro, assista a bons filmes, bata um bom “papo”, divirta-se com seus familiares e amigos com jogos e outras atividades de lazer, certamente, a adoção de tais atitudes melhorarão o seu humor e controlarão seus níveis de ansiedade e estresse. Tenha em mente que todas as fases ruins um dia foram embora e que a motivação para a vida deve ter na esperança, na coragem, na resiliência e na fé os seus maiores e melhores combustíveis;

– Acate fielmente todas as orientações de higienização fornecidas pelos Ministério da Saúde e se atualize com informações por meio do site https://coronavirus.saude.gov.br/, tais como lavar frequentemente as mãos, usar máscaras nas condições de necessidades, limpar e desinfectar os seus locais de permanências e os cuidados com as pessoas idosas, sobretudo aquelas que já possuem comorbidades existentes como diabetes, pressão arterial alta e outras enfermidades.

Eu confio, acredite, juntos, sairemos dessa. Não podemos também esquecer da nossa responsabilidade social, ok? Tudo dará certo!

Material criado e fornecido por Wilson Carlos Costa dos Santos para o Diário do Palestrante da Base SA. 

 


Diário do Palestrante foi criado para compartilhar com nossos leitores ideias, convicções, artigos e referencias que recebemos de palestrantes cadastrados na Base SA.

 

Quer ver seu material publicado no Diário do Palestrante? Venha fazer parte da Base!

Você também pode gostar dos seguintes conteúdos:

 

Compartilhe nas redes sociais!