TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ACELERADA: 2020 em 40 dias!

escrito pelo Palestrante e Comercial há mais de 12 anos no Mercado Livre.com, André Santos

“Falávamos tanto em transformação digital desde 1999, de repente, tudo mudou em 40 dias, a vida e as conexões mudaram, e não é um filme.”

Consumo, comportamentos, etiqueta social, tudo mudou em 40 dias, as empresas mudaram sua forma de planejar, mudança de rota, e nada foi influenciada por CEO, CIO, ou fundadores de empresas, algo invisível! um vírus, COVID-19 : mudou nossa forma de se comunicar, vender, aprender, compartilhar, doar!

Eu sempre tive o papel de evangelizar o Brasil em mais de 14 anos sobre o que é vender online, ser digital, era difícil , era desafiador ver pessoas resistentes em colocar seu produtos online, em entender o conceito de e-commerce. De repente tudo mudou!

Não voltaremos como antes, estamos mais envolvidos nesta revolução 4.0, uma revolução pautada em um mercado de trabalho modificado, mutável, em que as pessoas devem aprender, reaprender e aprender tudo de novo, sempre algo deverá ser repensado, redesenhado.

A metanoia, ato de mudar radicalmente o próprio pensamento, a própria ideia, pensar diferente, estará no nosso cotidiano, já está, e com ela as competências da transformação digital estarão em alta. São elas: flexibilização cognitiva, execução inovadora, especialistas em comportamento humano, pensamento crítico, crescimento sustentável,e o altruísmo digital.

  1. Flexibilização cognitiva: capacidade de adaptar o cérebro às situações em constante transformações geradas, abraçar desafios, eles são o maior motivador de continuarmos na evolução.
  2. Execução inovadora: foco em executar com excelência, não precisa reinventar a roda, apenas trazer novidades em girar.
  3. Comportamento humano: negócios não devem ser pautados 100% em produtos/soluções, mas nas pessoas!
  4. Pensamento crítico: desafiar o status quo, ter na cabeça sempre o menino/menina, todxs pensando em aprender, ser iniciante.
  5. Crescimento sustentável: crescimento do ecossistema, dos stakeholders, sociedade como principal agente motivador das soluções e práticas.
  6. Altruísmo digital: a inteligência emocional é mais importante que o QI,  colaboração é mais importante que confrontação, H2H (human-to-human).

É um novo contexto de relações, de aprendizado, e você o que está fazendo para sair bem nessa revolução? O momento é agora! Refazer planos, mudar comportamentos, bem vindos à Transformação Digital com @andresantosplay.

Material criado e fornecido por André Santos para o Diário do Palestrante da Base SA. 

 


Diário do Palestrante foi criado para compartilhar com nossos leitores ideias, convicções, artigos e referencias que recebemos de palestrantes cadastrados na Base SA.

 

Quer ver seu material publicado no Diário do Palestrante? Venha fazer parte da Base!

Você também pode gostar dos seguintes conteúdos:

 

Compartilhe nas redes sociais!