Uma liderança vitoriosa e eficaz…

Por que… Pessoas de sucesso ocupam o topo da pirâmide!!

escrito pela Gestora Educacional Edna Souza

Liderar consiste em treinar para a vida e exige de um líder visão positiva de futuro. A liderança é um processo de aspecto emocional que para além da visão positiva de futuro, requer de um líder objetivo claros, dinamismo, criatividade, carisma, inspiração, capacidade de assumir riscos e de lidar com as mudanças. Um Líder eficaz motiva e define as regras, age com respeito e impõe ritmo. Pois, sabe que para obter privilégios futuros é necessário manter-se na direção da sua visão de futuro.

Um bom líder faz PPS (Perguntas Poderosas de Sabedoria), a si mesmo e aos seus liderados. Assume com sua equipe a derrota e a vitória, conquista confiança, usa suas habilidades e busca conhecimentos necessários. Ele não tem preocupação em “SÊ-LO”, pois mantêm-se com ética, preocupa-se com as pessoas, foca no desenvolvimento delas para que tornem-se mais autônomas e menos dependentes. Suas ações estão ligadas ao coração e pouco atua na razão, pois, sua criatividade, o torna imprevisível e mais intuitivo.

Liderar um time é assumir literalmente uma jogada. O time deve vencer o medo, aceitar a mensagem do seu líder, e admitir o desejo da vitória. Só nesse momento a “jogada” de mestre começa. Ao atingir o objetivo proposto o jogo termina. E então uma nova jogada voltar a acontecer. Se você é líder, como tem sido o seu jogo? Quais têm sido suas vitórias? Como está o seu time e, sobretudo, a sua comunicação e resultados?

Os líderes são pessoas que sabem o que é necessário fazer, isso os diferenciam dos gestores que são pessoas que sabem o que devem fazer. 

“A liderança é uma influência de relacionamento, ao passo que a gestão é um relacionamento de autoridade. A liderança é levada a cabo com líderes seguidores, enquanto a gestão é executada com gestores e subordinados.” (Rost & Smith 1992).

Voltando ao jogo, toda partida tem um resultado e com ele sensações diversas, no caso da derrota é importante usá-la para refletir e se manter de cabeça erguida, em função de implementar “jogadas de campeão”. Para isso, novos objetivos comuns devem ser mobilizados e alcançados com a participação de todos os envolvidos. 

Sabedoria, humildade, decisões compartilhadas, ser exímio questionador, observador e analista nas mais diversas situações, fazem parte do seu “EU” líder? Pois, estas são prerrogativas de um líder de sucesso.

“Os líderes não nascem nem são feitos; de fato, o seu potencial inato é moldado pelas experiências que lhes permitem desenvolver as capacidades necessárias à resolução de problemas sociais significativas.” (Monford e tal 2000).

“gerir consiste em provocar, realizar, assumir responsabilidades, comandar. Diferentemente, liderar consiste em exercer influência, guiar, orientar. Os gestores são pessoas que sabem o que devem fazer. Os líderes são as que sabem o que é necessário fazer.” (Bennis & Nanus 1995) 

Para fazer parte do mundo globalizado, as organizações precisam ter uma boa gestão a fim de serem produtivas e competitivas. Contudo, gestão e liderança dentro do triângulo gestionário, visionário e estratégico devem encontrar a melhor forma de equilibrar as relações humanas, levando a sua empresa e pessoas ao “topo da pirâmide das pessoas e empresas de sucesso”.

“Você deve administrar o negócio, mas não se esqueça de que as  pessoas você lidera.” (General Schwarzkpof)

No entanto, a um grande líder se faz necessário usar técnicas de liderança com base nos sete fundamentos da mente humana, descritos a seguir. 

1º Auto-responsabilidade, definida por Paulo Vieira como: A certeza absoluta de que você é o único responsável pelos resultados que tem colhido. Sendo assim, esse tipo de líder não reclama de sua equipe, reconhece quando algo não vai bem e sabe que ele é o responsável por isso. Sabe que não deve cobrar mudança da equipe sem antes mudar a si mesmo. 

2º Linguagem avançada, que consiste em um conteúdo fundamental a ser usado por líderes modernos, a fim de alcançar resultados extraordinários com seus liderados. Essa abordagem consiste no uso da voz, da expressão corporal e de palavras que estimulem e potencializem a si e as pessoas a sua volta.

3º Uso da PNL para grandes conquistas através de metas e objetivos, onde os líderes devem conhecer de processos mentais a fim de alcançar resultados de ordem pessoal e profissional para si e para seus liderados. 

4º Crenças como processo de transformação, pois elas são certezas interiorizadas na mente e no coração. É a forma pela qual o homem se auto- compreende. É algo que se aprende e desaprende, ao passo que reaprende. Os grandes líderes sabem estabelecer em si e em sua equipe crenças fortalecedoras que os direcionarão ao sucesso.

5º Quadros mentais e visualizações criativas, como forma de trabalhar inteligência emocional para obter de sua equipe e de si próprio, grandes resultados.

6º Cura do rancor e da inveja, o líder de forma leve e descontraída, consegue amenizar os pesos emocionais e também relacionar-se melhor com as pessoas, obtendo melhores resultados em equipe.

7º Elevada auto-estima é algo imprescindível para irradiar coragem, força, determinação e ousadia a sua equipe. É aqui que os exercícios de autoconsciência devem ser postos em prática a fim de conhecer-se e construir-se como um líder de referência.

Usando estes fundamentos você estará preparado para o grande desafio da liderança que consiste em mudar a si mesmo antes de esperar e cobrar mudanças nos outros.

A quem ou a o que, você tem atribuído o insucesso da sua empresa? Você quer e não consegue ser um bom líder? Ou você acha que é realmente um bom líder, mas o sucesso chega para todo mundo menos para você e sua empresa? O quanto você está preparado, ou o quanto você sabe sobre liderança? O quanto você se auto-conhece? Está na hora de ser auto-responsável e agir.

As ferramentas de coaching podem ajudar você na sua trajetória de liderança e eficácia… Porque pessoas de sucesso ocupam o topo da pirâmide!

“Tudo que você ainda não tem é porque você não sabe. Porque se soubesse você já teria.” (Paulo Vieira)

 

Material criado e fornecido pela Edna Souza para o Diário do Palestrante da Base SA. 

 


Diário do Palestrante foi criado para compartilhar com nossos leitores ideias, convicções, artigos e referencias que recebemos de palestrantes cadastrados na Base SA.

 

Quer ver seu material publicado no Diário do Palestrante? Venha fazer parte da Base!

Você também pode gostar dos seguintes conteúdos:

 

Compartilhe nas redes sociais!