Formatos de Acontecimento Online

Nos últimos dias, depois de observar bastante o cenário, me pus a pesquisar sobre os formatos de acontecimentos online promovidos por empresas, e como as pessoas estão consumindo estas mídias. Neste texto, preferi chamar de acontecimento online não só o que é feito ao vivo, mas tudo aquilo que tem roupagem informativa, formativa e inédita, com o objetivo de gerar engajamento e espalhar conhecimento. Eventos, treinamentos e compartilhamento de conteúdos online têm sido a maneira que empresas e profissionais estão se comunicando com o mundo. Bem, isso não é nenhuma novidade.

Mas você sabe escolher o formato mais assertivo para a necessidade da sua empresa? Então abaixo vamos te dar 6 dicas.

Desde o início do período de isolamento, de forma geral, as pessoas estão passando muito mais tempo em casa.

Formatos de Acontecimento Online dados

E o #stayhome generalizado influenciou diretamente no aumento do consumo de mídia online. De acordo com o levantamento do Target Group Index Flash Pandemic, 66% dos entrevistados declararam ter passado a ver mais vídeos online gratuitos, 56% viram mais vídeo sob demanda (pago), e 56% afirmaram que a crise os incentivou a usar plataformas de vídeo chamadas.

O período de isolamento social permitiu que as pessoas tivessem novas experiências em relação ao consumo de mídia e novas tecnologias. No entanto, no rol de opções a serem exploradas, há uma observação cabível em termos de conteúdo: se você pretende agregar valor com o seu acontecimento online, nossa recomendação é esquecer a “live pela live”. Isso porque a proliferação de tantas delas deixou o público mais seletivo.

Vai por mim: só aposte em uma iniciativa online se você realmente tem um conteúdo acima da média para compartilhar, uma discussão frutífera para promover, ou um produto impactante para vender. Cumpriu esses requisitos? Então tem mais é que compartilhar mesmo. (Não cumpriu? Chama o Grupo SA no inbox ou responde esse email que a gente pode ajudar.)

A seguir, selecionei algumas opções de formatos, dos mais batidos aos mais futuristas, para você poder tomar decisões melhores sobre o acontecimento online que quer fazer. Cada um tem suas particularidades, mas sempre vale o lembrete: para todos eles, você/sua empresa precisa de potencial de conectividade. Isso mesmo, conexão de internet tinindo, seja na sua casa ou na casa dos convidados que o evento irá trazer. Parece básico, mas a qualidade da transmissão é o elemento-chave para garantir o caráter profissional da coisa toda. (Até mesmo porque, sem internet, byebye evento né?!)

Vamos lá.

Evento Online

Se você quer criar relevância neste cenário, através de conhecimento e da credibilidade de profissionais parceiros, montar uma programação de evento online é uma ótima opção – e se você quiser, também, uma oportunidade para monetizar. Talvez o formato de acontecimento online mais trabalhoso e dependente de suporte técnico, é também sinônimo de poder, credibilidade e status.

Já pensou um dia inteiro de programação com palestras, seminários e discussões de qualidade para o seu setor? Apresentar novidades da empresa, discutir temas relevantes e entreter o público podem fazer parte do mesmo pacote. No início do mês, a Samsung realizou sua “MEGA Live” para apresentar celulares, com direito a pocket show artístico. Grandes marcas estão apostando na versão digital de seus eventos presenciais famosos. No segundo semestre, a ComicCon Experience (maior evento de cultura pop do Brasil) será realizada totalmente online.

Formatos de Acontecimento Online case leandro karnal

Palestra online

A palestra online pode ser um bom recurso se você ou a empresa que você representa estão atrás de resultados significativos, engajamento interno ou externo. É um formato que funciona bem isoladamente, tanto quanto dentro de um evento maior. Ela pode ser feita para o público interno, a fim de inspirar ou promover mudanças significativas, ou para  público externo, fortalecendo o posicionamento de uma marca. Já pensou que um palestrante com alta capacidade de transformação de cenários pode gerar muito engajamento do público-alvo? Pois então.

A palestra é aquele extrato concentrado de informação, que dá os ares de evento e quebra a rotina agregando conhecimento. Youtube Live, Zoom Meetings, Google Meet, Instagram Live (no caso de dois participantes), são algumas opções de plataformas para transmitir uma palestra online. No entanto, se seu objetivo for realizar uma palestra, é preciso se programar para divulgá-la com antecedência, seja para um público fechado ou aberto. Vai ser uma palestra para funcionários de empresa? Vai ser aberta ao público?

Formatos de Acontecimento Online case rita von hunty

Comportamento em voga: atualmente, um dos maiores desafios de empresas em regime de home-office é manter o time unido e motivado, e a saúde mental dos colaboradores virou um ponto de atenção. Segundo dados coletados pelo Grupo SA com 658 profissionais de RH entre junho e julho de 2020, a maior dificuldade relatada na gestão de pessoas é com relação a ‘mudanças de comportamento’ (51,2%). Completam este recorte ‘inovação e criatividade’ (17,1%), desenvolvimento emocional (13,8%) e produtividade (9,7%).

Novidade

A palestra online tanto é uma realidade que nós, do Grupo SA, em breve lançaremos uma plataforma própria para realização e monetização de palestras online.

Lives

Abriu a geladeira e saltou uma live? Pois é. A queridinha do início do período de isolamento agora apresenta uma audiência mais estável, segundo dados de junho da Kantar Ibope Media. As marcas enxergam oportunidades de exposição e engajamento com milhares de espectadores junto a artistas, influenciadores e profissionais menos famosos também lutam por seu lugar ao sol.

Você sabia que canais que fazem lives no YouTube toda semana têm um crescimento de 70% no tempo de exibição dos vídeos e de 40% no número de inscritos? Segundo dados divulgados pelo Google.

Se o seu objetivo for engajamento nas redes sociais, aposte neste formato. Sua estratégia é aumentar seguidores do Instagram, Facebook ou Youtube? Uma live com um tema de interesse do público-alvo é um ótimo instrumento para captar audiência.

O bê-a-bá vale para todos: uma boa estratégia de distribuição de mídia prévia, divulgando a data, a atração e o horário da live, fazem toda a diferença para captar audiência.

O áudio está crescendo (e abrindo mercados)

Já pensou que um treinamento, mentoria ou palestra poderia muito bem ser um produto de áudio? Para colaboradores em home-office poderem ouvir, se informar e aprender enquanto lavam a louça, varrem a casa, ou descansam no intervalo… Pois então. Os podcasts informativos e ficcionais se popularizaram bastante em 2019, mas suas funções educacionais e formativas ainda estão engatinhando enquanto produto. Já pensou nessa possibilidade? Em um período de exagero de telas, consumir conteúdo pelos ouvidos pode ser um momento muito proveitoso – e uma grande sacada de quem souber fazer bem feito. (O Spotify tem uma playlist chamada “Aprenda Escutando”, com uma curadoria de conteúdos educacionais disponíveis na plataforma. Vale conferir!)

De acordo com os dados do 11º Kantar Thermometer, publicado no final de junho, pessoas entre 25 a 29 anos são as que mais usam serviços de streaming de rádio e podcasts.

Webinar

Webinar é um seminário online, com a pegada de troca de ideias entre os participantes – de modo que possam conversar e navegar livremente pelos temas que surgem na conversa. Mesmo que haja uma pauta pré-definida, tem um apelo especial justamente pela interação que o formato gera: as perguntas dos espectadores geralmente são incorporadas na conversa. Também é possível fazer um webinar com um só convidado, disposto a responder e dialogar com as perguntas do público.

Estruturas narrativas básicas: Monte um textinho de abertura apresentando os convidados e algumas perguntas norteadoras caso o assunto esfrie. Tenha também um textinho de encerramento, agradecendo a participação de convidados e espectadores, e deixando claro o objetivo que foi cumprido.

O webinar pode ser um ótimo instrumento para captar leads. Você pode abrir um formulário do Google para as inscrições prévias, coletando e-mail, área de atuação do participante, como ficou sabendo do evento, etc. Uma hora antes do webinar, envie o link de acesso por e-mail para os participantes.

Plataformas mais usadas: Youtube Live, Zoom Meetings, Google Meet, Instagram Live.

Formatos de Acontecimento Online case joao borges

Treinamentos, mentorias & cursos

Em termos de conteúdo, os treinamentos e mentorias são perfeitos para solucionar problemas pontuais dentro de empresas, bem como capacitar colaboradores e líderes para novas aptidões a curto prazo.

A palavra-chave de treinamentos e mentorias é a customização. Se você procura um acontecimento online para engajar, capacitar e ajustar desempenhos internamente, sua empresa pode apostar nestes formatos. Mentorias e treinamentos online levam o conhecimento direto ao ponto,  ajustados e customizados às necessidades da empresa e dos colaboradores. Cursos gravados também são uma opção – mas vale o cuidado quanto à assertividade dos conteúdos.

Falando de futuro: Alô, hibridismo

Oh yeah, todas as opções faladas até aqui não são excludentes entre si. Inclusive, em outro SA NEWS, também já citei que o futuro dos eventos aponta para abordagens híbridas: presencial e online dentro da mesma proposta (claro, quando a pandemia estiver controlada e for possível realizar eventos presenciais no Brasil.). Esta vertente surge não só por conta da aderência à tecnologia, mas por uma mudança de comportamento significativa: segundo a 11ª edição do Kantar Thermometer, mesmo quando a quarentena chegar ao fim, 74% dos brasileiros afirmam que evitarão lugares lotados.

E isso não vale só para eventos no formato seminário ou summits – em que palestrantes e participantes podem conectar-se de forma remota. Um curso ou treinamento também pode ser pensado de maneira híbrida. O professor/palestrante pode apresentar os conteúdos remotamente e ter um dia presencial para dinâmicas práticas, por exemplo. Ou mesmo, colaboradores de diferentes cidades podem participar da mesma capacitação, ao mesmo tempo (em empresas multinacionais, este formato híbrido de educação corporativa nem é tão novo assim).

O destaque do evento híbrido é que ele tem uma melhor relação custo-benefício, e permite maior alcance, uma vez que a pessoa pode acessar pelo dispositivo que tiver à disposição – seja tablet, computador ou celular. Ainda assim, o maior desafio do evento híbrido é fazer com que todos os participantes se sintam parte dele. Para isso, é importante realizar ações para estimular o engajamento. Algumas opções para isso são o chat, pesquisas de opinião com o público, enquetes e abertura de perguntas para promover interações.


E aí, já sabe quais dos formatos de acontecimento online você vai realizar?

Se precisar de ajuda em algum desafio deste tipo na sua empresa, aqui na Profissionais SA nós tiramos esse trabalho de letra. Basta nos dar um oi aqui whats app!

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Até a próxima!

Roberta Fofonka



Você também pode se interessar por:

 

 

Compartilhe nas redes sociais!