A apresentação profissional é um elemento fundamental. Nela, devem conter as informações mais relevantes sobre o palestrante. É através desse documento que as empresas fazem análise de contratação, por isso, é importante saber quais informações inserir e quais deixar de fora!

Foi pensando nisso que criamos o modelo de apresentação da Base e você pode conferir aqui. Nela, reunimos tudo o que as empresas buscam ao contratar um palestrante.

Quais informações as empresas buscam ao contratar palestrantes?

As principais informações que as empresas buscam são: segurança em relação ao conteúdo e referências de outras empresas. Separei aqui algumas dicas sobre o que as empresas buscam ao contratar palestrantes.

Como preencher o cadastro e chamar a atenção dos contratantes?

É preciso dosar as informações ao completar o cadastro na Base, pois muitas informações podem deixar sua apresentação muito poluída e confusa. Por outro lado, poucas informações passam a impressão de que a apresentação está incompleta.

Preparamos algumas dicas para você:

  • Foto: é o primeiro elemento para onde os olhos se direcionam, portanto é a primeira impressão que você passa ao contratante. Qual impressão você quer passar? Escolha uma foto bonita com boa qualidade, sem muitos elementos e que o foco seja você. O formato mais indicado é 600x800px.
  • Mini bio: depois de passar pela foto, o olhar se direciona para a mini bio. Aqui uma decisão será tomada, se o perfil será escolhido ou não. Então, capriche na mini bio! Fale brevemente sobre sua experiência, o que você fala em suas palestras, qual a mensagem que você transmite em seu trabalho. Escreva uma breve descrição sobre sua vida pessoal (seus sonhos, se é casado (a), se tem filhos, cachorro), isso serve para a pessoa que está lendo se identificar com seu perfil.
  • Links redes sociais: Coloque seu perfil profissional, os contratantes gostam de ver como são suas palestras e os “bastidores” delas. A dica aqui é: não coloque seu perfil pessoal! Se o seu perfil é profissional e pessoal, ok isso é legal, mas somente o perfil pessoal não passa uma boa imagem. Outra dica, copie e cole todo o link da url (exemplo: https://www.instagram.com/base_palestrantes/)
  • Áreas de conhecimento: você pode escolher até 6 itens, selecione os itens que realmente fazem parte do seu trabalho. Não existe nada mais frustrante que procurar por uma área especifica e, ao analisar o perfil, descobrir que não é bem assim.
  • Palestras: descreva suas palestras, adicione fotos e vídeo. Coloque-se no lugar do contrante, o que você gostaria de saber?
  • Agenda de palestras: está com a agenda cheia? Ótimo! Coloque as suas próximas palestras em sua agenda, aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Esse tópico é importante para quem está procurando por você saber que você está na ativa, além de ser uma oportunidade para conhecer melhor seu trabalho.
  • Referências: Chegamos ao tópico mais importante, onde olhinhos brilham! Além de tornar seu perfil mais relevante na plataforma, é a principal informação que as empresas procuram na hora de contratar palestrante. Então, não deixe de solicitar sua referência!
  • Experiência profissional: preencha suas experiências, isso faz parte do seu discurso como palestrante. É importante saber por quais empresas você passou e o que realizou dentro delas e quais experiências pode compartilhar em suas palestras.
  • Educação: informe aqui sua formação acadêmica e cursos que participou. Isso também é importante para os contratantes saberem se o seu perfil se encaixa na demanda deles.

Então, agora que você já sabe a importância de uma boa apresentação e como preencher seu cadastro na Base, só falta colocar as dicas em prática!

apresentação

Estamos aqui para você, conte com a gente!

Compartilhe nas redes sociais!