A palestra motivacional é uma ótima estratégia para gerar engajamento e comprometimento de equipes. Ela atua positivamente na performance dos diferentes setores de uma organização ao apresentar estímulos pessoais e coletivos para o trabalho.

Palestra motivacional: conceito e influências

A palestra motivacional é um evento importante dentro de uma empresa, uma vez que sua razão de ser reside em atingir positivamente as pessoas em prol de um objetivo.

Dentro das organizações, é muito comum que os gestores optem, em algum momento, por esse recurso, pois é uma das formas mais efetivas de estimular seus funcionários.

Atualmente, um dos principais desafios dos recursos humanos e das equipes de marketing de diferentes instituições está em construir um ambiente onde todos sintam-se parte e contribuam para o crescimento da empresa. A ideia de pertencimento é uma constante, já que é dessa sensação que nasce a vontade de atuar efetivamente em relação a um objetivo comum.

Como um dos cernes da palestra motivacional está a disseminação da ideia de realização. Para um gestor empenhado em seu papel, é fundamental que os seus funcionários sintam-se realizados e valorizados nas funções que desempenham e uma boa palestra motivacional é capaz de transformar visões negativas sobre um negócio, influenciando o entendimento sobre os valores das empresas e seus planos para o todo.   

SAIBA MAIS

Leia mais sobre palestra aqui!

Conheça os palestrantes motivacionais mais renomados

Para que serve uma palestra motivacional?

O principal objetivo consiste em tirar seus ouvintes da zona de conforto. É preciso que haja mobilização e entrega em relação aos insumos que o palestrante distribui em seu discurso e seus exemplos.

Uma palestra que não toca seu público e que não gera mudança é inútil. Para Mário Sérgio Cortella, palestrante, filósofo, escritor e professor brasileiro, existe uma grande diferença entre motivação e estímulo.  

“Motivação é algo que parte da pessoa. Estímulo é algo que é fora dela”.

Em uma palestra motivacional, existe uma habilidade inerente àquele que a conduz para acionar os estímulos mais importantes para atingir o seu público. A motivação é um motor interno e individual, capaz de ser acessado parcialmente por meio dos estímulos que recebemos.

Uma vez usados estímulos efetivos, um palestrante é capaz de contribuir para que as pessoas reflitam a respeito de suas ações e prioridades, reconhecendo seu papel nas funções que exercem.

Qual a diferença entre motivação e estímulo?

Dentre os principais impactos de uma palestra motivacional, estão:

➤ Melhoria do clima organizacional

➤ Maior engajamento das equipes

➤ Entendimento sobre os objetivos e metas da empresa

➤ Melhoria da autoestima profissional e pessoal

➤ Aumento da produtividade

➤ Despertar do espírito de coletividade e empatia no ambiente de trabalho

3 características de uma palestra motivacional

Para que uma palestra motivacional tenha impacto sobre seus ouvintes, é preciso que se trabalhe com empatia. Entender o perfil do público com o qual fala, adaptando a dinâmica da palestra à sua realidade, desejos e anseios. Assim, a partir do momento em que o palestrante motivacional compreende, genuinamente, o objetivo que deve ser atingido, o caminho fica claro. Para trilhá-lo com sucesso, é preciso que a palestra motivacional conte com 3 características essenciais:

1. Contar histórias atrativas e cativantes:

Aquele que assiste a uma palestra motivacional busca emocionar-se. É o momento em que as pessoas estão abertas e desarmadas aos argumentos e histórias que virão.

O papel dela é cativar o público, acionando elementos emocionais e racionais para convencer e estimular. Histórias atrativas, exemplos reais e tangíveis são ótimos recursos para o palestrante que deseja tocar o público rumo ao alcance do seu objetivo, por exemplo.

2. Estar sintonizada com as dores do público:

Mais do que o domínio sobre um tema específico, a palestra motivacional diz respeito à sensibilidade em relação às dores do seu público. Saber identificar os momentos certos para fazer colocações, recuperando elementos sensíveis e mal resolvidos das equipes é decisivo para o sucesso.

Ao assistir a uma palestra motivacional, os funcionários de uma organização esperam que suas frustrações sejam mencionadas. E, mais que isso, que haja alguém capaz de dizer que elas são plenamente resolvíveis.

3. Espelhar o público:

A palestra motivacional precisa estar em sintonia com o público. É preciso que haja reconhecimento entre ambas as partes.

Essa característica tem a ver com credibilidade. Como em qualquer situação de nossas vidas, tendemos a dar importância a falas de pessoas que nos passem segurança.

Na palestra motivacional, funciona da mesma maneira: é indispensável que o público sinta que o palestrante está apto a falar coisas, de fato, relevantes para o seu dia a dia. Para que absorvam e pratiquem seus conselhos, então, é necessário que o nível de confiança seja extremamente elevado.

Por isso, uma palestra motivacional deve estar empenhada em refletir a realidade do público, interagindo com seus problemas e apontando alternativas à sua solução.

Por que oferecer uma palestra motivacional em sua empresa?

A dinâmica interacional propiciada pela palestra funciona como uma eficiente ferramenta de crescimento profissional. Embora nem todos os gestores adotem essa ótica, é inegável que todos os resultados de uma organização começam no nível comportamental do quadro de funcionários.

Funcionários motivados geram resultados!

Toda a empresa busca por resultados. A palestra motivacional é uma alavanca comprovada de sucesso para quem pretende estimular sua equipe a crescer e trazer bons frutos à organização. Portanto, oferecer essa palestra em sua empresa significa mostrar-se interessado com a boa saúde da coletividade dos trabalhadores.

Você é um palestrante? Cadastre-se na Base SA

Você quer saber e entender mais sobre o mercado de palestras? Baixe AQUI nosso relatório completo!

Compartilhe nas redes sociais!