O que é palestra?

Palestra é uma forma de exposição de ideias muito comum em eventos – tanto em empresas quanto em instituições de ensino. Trata-se de um momento em que há uma pessoa que detém conhecimento sobre certo assunto para falar a respeito de seus principais aspectos para uma audiência expressiva. Por isso, costuma ser amplamente utilizada em cursos, seminários e aulas expositivas.

O grande objetivo dela reside no compartilhamento de ideias sobre áreas e temas específicos, que podem ir do mais técnico ao mais subjetivo. Como ponto de partida, ela deve ser conduzida por um profissional qualificado, que seja referência no ramo em que atua.

_________________________________________________________________________

SAIBA MAIS

Diferença entre palestra, curso e workshop

7 características de uma boa palestra

_________________________________________________________________________

Quais são os tipos de palestra?

Ela pode ser sobre todo o tipo de assunto. A condição para que uma palestra ocorra está inserida no quanto de interesse o seu tema desperta, no conhecimento do seu público e na clareza sobre as melhores formas de conduzi-la.

Existem inúmeros formatos possíveis para estruturar uma palestra. Há dois grandes tipos que podem ser destacados, pois são capazes de abranger, cada um, uma grande quantidade de temáticas. Que também se diferenciam, sobretudo, na dinâmica de abordagem.

1. Palestra Técnica:

É aquela mais direcionada a uma área ou segmento. Corresponde ao tipo de palestra em que o palestrante conduz a sua fala para uma direção mais especializada, lidando com dados bastante específicos da operação.

Por exemplo: uma palestra técnica pode ser aquela dada em uma indústria, com o objetivo de qualificar a equipe nos equipamentos utilizados.

Geralmente, esse tipo traz consigo mais momentos de demonstrações, pois tende a ser mais visual e prática por dizer respeito a habilidades técnicas de determinado segmento.

palestra

2. Palestra comportamental

É aquela cuja abordagem se concentra em formatos mais amplos e teóricos. Contando com muitas dicas e norteadores para a ação. Como exemplo, temos a palestra motivacional. Ela é o tipo que objetiva tocar o seu público, inspirando suas ações e decisões através de dicas e exemplos de sucesso.

palestra

 

Leia mais sobre palestra motivacional aqui!

Qual o papel do palestrante em uma palestra?

“A pessoa mais importante em uma palestra está de frente para o palco”. Fernando Rosa, palestrante motivacional.

A palestra é um canal para comunicar possibilidades e ideias. É o espaço do convencimento sobre determinados pensamentos e modos de agir. Portanto, ser palestrante é uma função desafiadora e perspicaz. O seu principal papel reside em manter a atenção do seu público, tocando os pontos de maior interesse sobre o tema em destaque.

Por tanto, o palestrante deve ser alguém atento e preparado. A partir do momento em que seu papel é inspirar, ensinar ou simplesmente compartilhar, a sua responsabilidade cresce junto com o público.

Em uma palestra cujo foco está na exposição de comportamentos recomendados para se chegar a determinado objetivo, por exemplo, o desafio do palestrante está em tornar a sua fala real e tocante o suficiente para atingir as pessoas que o escutam.

O principal papel do palestrante reside na sua influência. A responsabilidade de fazer reproduzir é o grande marco de uma palestra.

Como contratar uma palestra?

A decisão de oferecer palestra nas empresas está sempre embasada em uma necessidade específica da organização. Motivação, desenvolvimento de habilidades e esclarecimentos sobre assuntos específicos estão entre os principais objetivos.

Encontrar a palestra ideal para o seu evento é o principal desafio nesse processo. Nesse caso, contar com uma empresa que possui experiência no segmento e que trabalha com os principais nomes do mercado é o mais recomendado para o sucesso.

Além de poder oferecer um catálogo rico com palestrantes que são referência em suas áreas, uma empresa que trabalha de forma séria no ramo pode dar todo o suporte para que não haja imprevistos na sua programação. Confira 10 passos importantes nessa jornada:

palestra

Por isso, mais do que uma simples alternativa para o gestor, a palestra atua como uma importante ferramenta colaborativa nas empresas.

A partir do conhecimento aprofundado da dinâmica de trabalho e dos problemas existentes, ela passa a ser um recurso diferenciado para a qualificação da equipe.

Por isso, antes de escolher o melhor direcionamento à palestra que será oferecida, é preciso entender seus principais desafios. Aqui, enumeramos 4 pontos que você deve considerar ao oferecer uma no evento da sua empresa:

Descubra como organizar uma palestra na sua empresa

Como promover uma palestra no seu evento

Ter a palestra certa é a chave de sucesso para qualquer evento que tenha o conteúdo como principal atrativo. Para auxiliar você a promover uma palestra de sucesso, separamos 4 dicas valiosas:

1. Defina qual é o foco do seu evento

Para ser efetiva, ela precisa estar em total harmonia com o objetivo do seu evento.

A primeira pergunta que você deve responder antes de optar pela palestra é sobre o foco do seu evento. Entender aonde você quer chegar com o conteúdo a ser trazido pelo palestrante, além das ênfases pertinentes aos problemas do seu negócio.

Além disso, é indispensável que se tenha minimamente claro o seu cronograma, de modo que ela seja uma ferramenta de valor para o objetivo que deseja alcançar ao final.

Uma vez clara essa questão, ficará mais fácil entender o tipo de palestra pertinente à sua equipe. Compreendendo os melhores caminhos para orientar sua estruturação ao profissional contratado.

2. Tenha claro o perfil do seu público

Para ter sucesso, a palestra precisa estar com o direcionamento alinhado com o perfil do seu público.

Para ser eficaz, precisa contar com as informações mais relevantes sobre aqueles que estarão assistindo, pois isso fará com que o profissional selecione as melhores dinâmicas e métodos para serem utilizados.

Em eventos com público mais heterogêneo, por exemplo, uma palestra com perfil motivacional pode ser a alternativa ideal. Contudo, se o público do seu evento for constituído de executivos, é mais provável que um grande nome profissional seja mais atrativo. E, se for o caso de um público mais técnico, uma direcionada a treinamentos, com embasamento mais específico, provavelmente seja mais recomendada.

Entenda qual é o público-alvo do seu negócio

3. Saiba o tipo de palestra que procura

Definir o tipo de palestra ideal para o seu evento tem a ver com os dois tópicos acima, isto é, com o formato que ele terá e com o seu público. Contudo, é preciso ir além para entender a que mais se encaixa com os seus objetivos.

É importante ressaltar o diferencial do profissional que estará conduzindo esse momento. Mais do que simplesmente dominar o assunto, a pessoa escolhida precisa contar com características claras ao seu planejamento. Certamente, com a seriedade necessária ao seu evento e ao seu público também.

Reserve uma atenção especial para o estudo da melhor alternativa de palestra para a sua equipe. Tendo a garantia de contratar um serviço sério e focado em suprir as suas necessidades. Acima de tudo, tenha certeza de que sua palestra contará com:

a) Organização:

Certifique-se de que o planejamento da palestra cumprirá rigorosamente com as prioridades que você estabeleceu.

b) Compromisso com o seu público:

Oriente, com detalhes, as especificidades do seu público para que tudo esteja minimamente previsto na dinâmica, evitando gafes ou fugas do tema proposto.

c) Autenticidade:

Não há nada mais deprimente do que ouvir alguém falando sobre algo que não domina ou que não tem paixão. O grande diferencial da palestra é o seu poder de alcance e de persuasão. Garanta que ela seja autêntica e envolvente.

4. Tenha um orçamento pré-definido

Dentro do roteiro de organização do evento, é preciso estar muito consciente sobre os seus custos e prioridades. Muitas vezes, ela é vista como um serviço de menor valor e acaba sendo subvalorizada.

O grande risco de não investir em uma palestra de qualidade é a consequência do efeito inverso ao esperado: frustração da equipe.

Parta do pressuposto de que, se vai haver uma palestra destinada à qualificação da equipe da sua empresa, é preciso que o serviço seja igualmente qualificado e seguro.

A principal dica em relação a esse aspecto é encontrar o equilíbrio entre o seu orçamento e a qualidade da palestra a ser contratada. Ótimos serviços garantem ótimos resultados!

Leia também este artigo que fala sobre As principais dúvidas antes de contratar uma agência de palestrantes

Palestra: um meio para alcançar seus objetivos

Entender o que é palestra, seus principais desafios e formatos é fundamental para enxergá-la como um meio para atingir seus objetivos. Não se trata de uma fórmula mágica, mas de um catalisador para desenvolver mentalidades específicas em sua equipe.

“Fazer da interação humana uma oportunidade de crescimento. A palestra é um modelo que nos permite isso”. Marcio Spagnolo, fundador e CEO da Profissionais S/A.

Todo o gestor que entende a importância de orientar a sua equipe para qualificar sua empresa reconhece ela como uma ferramenta de sucesso. Ao tocar pontos sensíveis das pessoas, é possível despertar consciências e aperfeiçoar os métodos de trabalho.

Em conclusão, a palestra como meio para atingir objetivos auxilia no seu processo de treinamento e capacitação de organizações de todos os tipos e tamanhos.

Você quer saber e entender mais sobre o mercado de palestras? Baixe AQUI nosso relatório completo!

 

Compartilhe nas redes sociais!